Voltar para a Home Page
 
ARTROPLASTIA DO OMBRO

Uma artroplastia é um procedimento cirúrgico desenhado para substituir o osso danificado ou doente natural do ombro com uma prótese feita de metal e polietileno. O que é referido como a articulação do ombro é a ligação entre o osso do braço ou parte superior do úmero e uma depressão tipo copo na omoplata ou escápula chamado glenóide. A articulação glenoumeral é uma articulação do tipo esfera e caixa, semelhante ao do quadril, que é capaz de produzir o movimento do braço em praticamente todas as direções. Em um hemiartroplastia, apenas a bola da cabeça do úmero é substituído. Em uma artroplastia total do ombro, a bola da cabeça do úmero e do soquete da glenóide são substituídos.
Artrite degenerativa, tais como osteoartrite, artrite reumatóide e artrite pós-traumática pode causar erosão óssea irreparáveis, especialmente sobre a superfície articular ou zona em que os dois ossos são ligados e mover um contra o outro. Até à data, a artroplastia é de longe o tipo mais bem sucedido de tratamento para indivíduos com artrite envolvimento da articulação glenoumeral.

Outra indicação são nos casos de fratura de 3 e 4 partes da classificação de Neer em pacientes idosos, com intensa osteoporose, utilizamos a hemiartroplastia ou a reversa, em pacientes adultos jovens, com osteonecrose da cabeça umeral onde so a cabeça umeral foi acometida com a glenoide integra podemos utilizar as prótese tipo resurface, mis casos de artropatia do manguito, onde temos lesao dos tendoes do manguito, dispomos de dois tipos de prótese a tipo CTA ou Reversa.

Ombro
Clique nas imagens para ampliar
Ombro
Ombro