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Os exercícios deverão ser realizados de acordo com a orientação do médico em relação aos movimentos
e do fisioterapeuta à intensidade e à qualidade.
A dor é como um guia para os exercícios. Ela deve limitar o movimento ou até interrompê-lo.
Sempre que houver dúvidas, esclareça-as com o fisioterapeuta.

1) Fique em pé, incline o corpo e deixe o braço com a lesão livre e apoie a outra mão na cadeira.
Faça movimentos pendulares com o braço livre. "Não é o braço que mexe e sim o corpo."
São movimentos em círculo e no sentido vertical e horizontal.
Faça 20x cada movimento. Realize 2x ao dia.

2) Sentado ou em pé, eleve e deprima os ombros.
Faça 10 movimentos completos em 3 séries e repita 2x ao dia.

3) Sentado ou em pé, relaxe os ombros, faça movimentos circulares completos para frente e depois para trás.
Repita 10x em cada sentido e realize 2x ao dia.

4) Em pé ou sentado, segure o cotovelo do braço lesado com a outra mão e puxe o braço em direção ap peito. Segure por 30 segundos e repita 3x. Este exercício pode ser realizado 2x ao dia.

5) Em pé ou sentado, coloque a mão do braço lesado na nuca e empurre o cotovelo com a outra mão em direção da cabeça mantenha por 30 segundos e repita 3x. Realize 2x ao dia.

6) Em pé, de frente para a parede suba os dois braços no alto por 10 segundos e depois desça lentamente.
Repita 3x este movimento e realize 2x ao dia.
Mantenha as costas e cabeça eretos.

7) Sentado ou em pé, segure um bastão com os braços estendidos e eleve-o o máximo e repita 5x. Realize 2x ao dia.

8) Em pé, segure o bastão com os braços estentidos à frente e realize semicírculos (como um pêndulo).
Realize 10 movimentos e realize 2 séries. Faça 2x ao dia.

9) Em pé, segure o bastão com os braços estenditos para trás (nas costas) e realize o movimento de extensão, o máximo que conseguir.
Mantenha por 10 segundos e realize 5x. Faça 2x ao dia.

10) Sentado, com os cotovelos dobrados a 90º e bem rentes ao tronco, segure um bastão e realize movimentos de rotação para fora e depois para dentro.
Realize 10 movimentos, repita 3x e faça-os 2x ao dia.